Av. Rebouças, 3819 | São Paulo | SP

Av. Brigadeiro faria Lima, 1616 | São Paulo | SP

16192 Coastal Highway Lewes, DE 19958 | USA

Viale Trastevere 173- 00153 Roma (RM)

Blog

CIDADANIA ITALIANA – Você sabia que agora quem não se cadastrar no AIRE do consulado italiano pagará multa?

A partir deste ano de 2024, o cidadão italiano que não se cadastrar no AIRE corre o risco de ser multado em até mil euros por cada ano de omissão nesta inscrição.

Isso mesmo que vocês leram: a partir de agora, caso você “esqueça” de cumprir com a sua obrigação de se cadastrar no AIRE (ao sair da Itália, o governo italiano pode te multar.

Não é novidade para ninguém que uma das nossas obrigações como cidadãos italianos é a inscrição no AIRE. O que muda agora, é que o governo italiano vai contar com a ajuda dos comunes, para verificação de quem efetivamente está inscrito no comune italiano como cidadão residente, ou quem já não consta mais ali e também não aparece na lista de cidadão residente no exterior.

Isso vai facilitar o controle e, uma vez descoberta a “mancanza di iscrizione all’AIRE”, o governo vai já preparar uma multa para quem não cumpriu com esta obrigação.

Porém, quem já estiver com a devida inscrição no AIRE solicitada no momento do controle do governo, não terá nenhum problema – ainda que tenha demorado anos para realizar o registro.

Já entendeu, né?

Se você é um destes cidadãos que deixou de cumprir com o seu dever, entre imediatamente no site do consulado italiano da circunscrição onde vive, e veja ali quais são os requisitos, documentos e exigências para se inscrever no AIRE.

Faça isso IMEDIATAMENTE após terminar de ler este artigo, para evitar quaisquer problemas, incluindo pagar uma fortuna por não ter cumprido com esta obrigação.

Se você tiver qualquer dúvida basta nos contatar que nós te ajudaremos.